Campeonatos Nacionais Escolares Iniciados, do Desporto Escolar

Entre os próximos dias 30 de junho e 3 de julho, Loulé vai ser a capital do Desporto Escolar, sendo o palco de uma das mais importantes competições do calendário do Desporto Escolar – os Campeonatos Nacionais Escolares de Iniciados.
Este evento está de regresso depois de um interregno de dois anos, resultante da pandemia. Nesta prova participarão mais de 1150 alunos e cerca de 250 professores, de todo o país, incluindo da Região Autónoma da Madeira. As competições que constituem estes campeonatos envolvem 5 modalidade: Badminton, Basquetebol, Boccia, Futsal, Ténis de Mesa e Voleibol.
Espera-se, assim, uma jornada cheia de alegria e muito entusiasmo, em torno das competições do Desporto Escolar, que permitirá que os alunos e as equipas que se qualificaram nas fases precedentes (fase local e fase regional), possam competir pelos lugares cimeiros de cada modalidade, proporcionando uma experiência única para todos, incluindo para as comunidades que vão acolher estas provas, neste caso, o concelho de Loulé.
O evento terá início no dia 30 de junho, quinta-feira, com a receção das comitivas e com a cerimónia de abertura, a decorrer nas instalações do AquaShow Park (em Quarteira), a partir das 20h00, estando previsto a presença de várias entidades representativas das áreas da Educação e do Desporto, mas também da Autarquia de Loulé.
As provas têm o seu início no dia 1 de julho, sexta-feira, em várias instalações desportivas do concelho. No final deste dia, as delegações voltam a encontrar-se na “Noite Gímnica”, que decorrerá no Pavilhão Municipal de Loulé “Professor Joaquim Vairinhos”. No dia 2 de junho, sábado, as competições continuam, com o período da tarde reservado para as finais e para as cerimónias de entregas de prémios, terminando o dia, com a Festa Final, que decorre no Pavilhão Municipal. No dia 3 de julho, domingo, as delegações regressam aos respetivos destinos de origem.
Esta competição é organizada pela Direção-Geral da Educação – Divisão do Desporto Escolar, em articulação com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região Algarve, e com a importante parceria e apoio do Município de Loulé.

Informação sobre o evento disponível aqui

BASKET YOUTH FESTIVAL

BOLA AO AR ENTRE QUARTEIRA E LOULÉ
Maior festival ibérico da modalidade chega ao concelho em Julho 2022

Sob o lema “O sonho começa aqui”, decorrerá entre os dias 7 e 10 de julho o festival de basquetebol mais aguardado do ano: É o “Basket Youth Festival”- BYF, a ter lugar nas cidades de Quarteira e Loulé, numa organização do treinador Nuno Martins em parceria com o Clube de Basket de Quarteira (CBQ) Tubarões. Preparem-se, pois promete-se muita “bola ao ar”, garantem felizes os promotores deste evento desportivo, pioneiro na região.
Com capacidade inicial para 800 participantes, entre equipas portuguesas e espanholas, a verdade é que as pré-reservas para o evento ultrapassaram a lotação prevista, com o registo de 52 equipas nacionais, e 5 equipas espanholas.
“Esta adesão em pouquíssimos dias, superou todas as nossas expetativas” revelou Nuno Martins, um dos elementos responsáveis pela logística do evento. De norte a sul, da Guarda a Faro, passando pela zona centro (Porto, S.João da Madeira, Coimbra, Lisboa, Évora, entre tantos outros), há participantes. Trazem comitivas, vêm famílias, vêm amigos, vêm curiosos do basquetebol. “Venham todos”, diz a organização, “esta será a maior festa da modalidade”, garante.
“O desafio é agora alargar o leque de disponibilidade de alojamento associado ao torneio, de modo a tornar- se possível dar resposta a outras equipas europeias que nos contactaram com o objetivo de participar (…) É preciso mais alojamento, mais restaurantes, mais parceiros que se associem ao evento de modo a tornar possível a abertura de mais vagas” desabafa a organização que nunca pensou que o evento ganhasse tanta projeção dentro e fora do país.
No BYF, participam equipas desde o escalão mini 8 até ao escalão Sub 16, significa que abrange jovens nascidos entre os anos de 2006 a 2015. É a maior organização nacional de basquetebol, com tamanha abrangência de escalões.
Mas este BYF não é apenas basquetebol, oferece também um vasto leque de atividades sociais, e culturais que irão permitir a todos os participantes desfrutar das maravilhas da cidade e do concelho, garantem os promotores. Na noite de sexta, dia 8 de Julho, O BYF vai sair à rua em Quarteira, com um desfile que atravessa todo o calçadão de Quarteira e termina na Praia da Gaivota.
O CBQ Tubarões de mãos dadas ao BYF, congratula-se por trazer à cidade esta iniciativa, reforçando o papel que tem vindo a ser desenvolvido pelos Tubarões em prol dos jovens não apenas de Quarteira, mas de todos os que aderem a este projeto desportivo e formativo. Também a autarquia e junta de freguesia, acolheram esta organização de forma decisiva, disponibilizando os equipamentos desportivos, entre outros apoios logísticos.

Todas as atividadesVêr todas as atividades