ALUT-Algarviana Ultra Trail

ALUT-Algarviana Ultra Trail

De 29 de Novembro a 2 de Dezembro de 2018 o ALUT – Algarviana Ultra Trail, prova desportiva na modalidade de trail running volta para mostrar o que o Algarve tem de mais genuíno. Não um algarve dividido nas suas ofertas litoral ou interior, central ou periférico, mas o Algarve.
Um Algarve de praia e de serra, de pesca e de caça, de modernidade e tradição. Um Algarve que não se explica, sente-se.
E é com os sentidos mais apurados que os atletas são desafiados a correr os trilhos do ALUT ao longo de 300 quilómetros num tempo limite de 72 horas, dando a conhecer ao mundo toda a beleza que se esconde nas curvas e contracurvas, no sobe e desce das Serras do Caldeirão, Espinhaço de Cão e Monchique, aquele Algarve que se revela a cada sorriso de bem receber das suas gentes.
O ALUT –Algarviana Ultra Trail – é um evento lúdico/desportivo pedestre em natureza desenvolvendo-se na sua quase totalidade na Via Algarviana. Em 2018 realiza-se a sua segunda edição entre os dias 29 de Novembro e 2 de Dezembro. É organizado pela ATR –Associação Algarve Trail Running, com o apoio da RTA –Região de Turismo do Algarve, da ANA –Aeroportos de Portugal e da Associação Almargem.
O regulamento pode ser consultado em aqui.
Na sua primeira edição, em 2017, a prova contou com cerca de 60 atletas, que percorreram os 300 quilómetros do percurso, com aproximadamente 7000 metros de desnível positivo acumulado, a solo e em estafetas de dois, três e quatro elementos. O vencedor dessa primeira edição foi João Oliveira, ultramaratonista do Chaves Run Team –Associação Desportiva Dragões de Chaves, que precisou de apenas de 43 horas para concluir o percurso que tinha 72 horas de tempo limite previsto para a sua conclusão.
Mais informações sobre a prova no site oficial e na página de Facebook do evento.