Cartaz do evento

 

Reportagem Sábado 

Reportagem Domingo

Highlights do Evento

Entrega de Prémios 

ARRANCOU HOJE A FESTA DO TRIATLO COM AS ELITES

As portuguesas Maria Tomé e Melanie Santos foram, este sábado, quarta e quinta classificadas, respetivamente, na prova feminina de elites da Taça da Europa de Quarteira em triatlo, vencida pela britânica Beth Potter.
Na prova inaugural do circuito de Taças da Europa, as duas triatletas portuguesas estiveram sempre bem posicionadas e, depois de terem cumprido o setor do ciclismo no grupo principal, fizeram uma fase final de corrida em crescendo para atingirem o top-5 final.
Maria Tomé, que tinha sido quinta classificada na Taça da Europa de Quarteira do ano passado, realizada em novembro, cumpriu o objetivo e melhorou esse registo em uma posição, levando a alemã Lisa Tertsch, que fechou o pódio, ao limite dos seus esforços no sprint final.
“Consegui alcançar o meu objetivo principal, que era melhorar o resultado de 2021. Foi uma natação forte, com muita ondulação, na bicicleta encaixei bem no grupo. Na transição para a corrida, perdi algum contacto com as primeiras e depois tentei perseguir o terceiro lugar até fim. Fiquei muito perto do pódio, mas foi bom”, resumiu a quarta classificada (2:00.42 horas).
Lisa Tertsch terminou o terceiro e último setor, o atletismo, a cambalear nos derradeiros metros e caiu mal ultrapassou a meta, sendo cinco segundos mais rápida do que Maria Tomé.
“Foi ela que me fez lutar até fim e tentar acreditar até ao limite. Fiz todos os possíveis, demos as duas tudo o que tínhamos e foi bom”, acrescentou a atleta portuguesa.
O triatleta Ricardo Batista, nono classificado, foi hoje o melhor português na prova masculina de elites da Taça da Europa de Quarteira em triatlo, com triunfo do japonês Takumi Hojo.
O campeão nacional não se sentiu ao seu nível no segmento de corrida, perdendo contacto com o grupo da frente, o que lhe valeu, ainda assim, um lugar entre os dez melhores.
O segundo melhor português, no 15.º lugar (1:48.05 horas), foi João Pereira, que voltou à ação depois do 27.º posto nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, no ano passado. “Puras” foi recebido com uma ovação sentida das centenas de pessoas que se acumularam junto à recta da meta.
Também concluíram a prova os portugueses Alexandre Nobre (20.º), André Dias (30.º), Tiago Fonseca (47.º) e Miguel Tiago Silva (52.º).
A vitória foi para o japonês Takumi Hojo, 14.º do ‘ranking’ mundial, que confirmou o seu favoritismo em 1:46.21 horas, enquanto o norte-americano Seth Rider, mais forte no ‘sprint’, foi segundo classificado, em 1:46.30, sendo três segundos mais rápido do que o britânico Daniel Dixon.
Amanhã continua a festa do triatlo com as juniores femininas a iniciarem às 09h45, seguido dos masculinos que iniciam às 10h00, já a Taça de Portugal com a presença de 400 atletas começam a nadar às 11h30, em Quarteira.

QUARTEIRA: ANO DE 2022 MARCA 20ª EDIÇÃO DO TRIATLO INTERNACIONAL “PROF. CARLOS GRAVATA”

O concelho de Loulé volta a fazer parte integrante do circuito europeu de triatlo e, nos dias 26 e 27 de março, irá receber o 20º Triatlo Internacional de Quarteira “Prof. Carlos Gravata”. Este ano, e à semelhança das edições anteriores, o evento contará com a presença da nata nacional e europeia da modalidade.
O evento desenrola-se por dois dias e contará com cerca de 400 atletas em representação de 35 países. No sábado, dia 26, terão lugar durante o período da tarde as provas da Taça da Europa Elites femininas e masculinas. No domingo, 27, pela manhã, decorrem as provas da Taça da Europa Juniores femininos e masculinos, sendo que o evento termina com a prova da Taça de Portugal.
Todas as provas são compostas por um percurso de 1,5km de natação nas águas na praia de Quarteira, seguindo-se os 40km de ciclismo e 10km de atletismo, em que os participantes irão percorrer as principais artérias da cidade, com a meta instalada mais uma vez na Avenida Marginal.
“É para Quarteira uma real satisfação voltar a acolher esta prova que se destaca no calendário de eventos, não só da modalidade, mas também desta cidade e que desempenha um papel importante para o tecido económico local, nomeadamente para a hotelaria, para o comércio e para a restauração. Expresso, mais uma vez, os meus agradecimentos à Federação Portuguesa de Triatlo, ao comité de organização local e à Federação Europeia pela oportunidade de acolhermos anualmente esta competição internacional que muito orgulha Quarteira e todo o concelho de Loulé”, sublinha o presidente Vítor Aleixo.
Recorde-se que este Triatlo, que acontece desde 2002, homenageia uma grande personalidade do concelho de Loulé que marcou o mundo do desporto no Algarve, seu principal promotor, o Professor Carlos Gravata.

link para o nosso facebook

Mapa Público