Mensagem para os atletas presentes este ano // edição de 2021

A Volta ao Concelho de Loulé – Juniores, irá voltar à estrada nos dias 15 e 16 de maio de 2021, mantendo-se a coorganização entre a Câmara Municipal de Loulé, os clubes com ligação ao mundo velocipédico (Centro de Ciclismo de Loulé/Club BTT Terra de Loulé/Louletano Desportos Clube) e sob égide da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Numa época atípica, para a edição XXVI a volta sofre algumas alterações ao seu figurino habitual, passando das 4 para 2 etapas e ainda com alteração de data. Para 2021, espera-se 23 equipas de 7 ciclistas cada, contando com a presença das melhores equipas nacionais assim como as principais espanholas.

O jovem pelotão, ansioso de competição, irá percorrer o concelho de Loulé da serra ao litoral ao longo das 2 etapas, onde a primeira terá partida do Ameixial, atravessando a serra do Caldeirão, para depois percorrer o litoral por Vilamoura, Quarteira e passagem inédita pela Qtª do Lago (junto ao lago) e a já tradicional chegada pela mítica Ladeira do Rato (Av. Andrade Sousa). Na segunda etapa irão manter-se as passagens carismáticas do mundo do ciclismo como o Alto da Picota, do Barranco do Velho (2x), a subida dos 10%, e ainda um prémio de montanha em Querença onde os ciclistas terão de ultrapassar a dureza dos paralelos da subida.

Decorrerá também no dia 16, a 2ª prova da Taça de Portugal de Paraciclismo, que antes da partida da etapa de juniores, o pelotão da vertente mais resiliente do ciclismo nacional, realizará um circuito urbano com 2,7Km durante uma hora. Nesta prova irão estar presentes os principais intervenientes da especialidade e que marcarão presença no Campeonato do Mundo a Realizar em Lisboa no mês de junho.

REPORTAGEM DA PRIMEIRA ETAPA 

 

REPORTAGEM DA SEGUNDA ETAPA 

 

Durante os 2 dias de prova pode seguir no facebook + informação e conteúdos no momento ! 

(link para o nosso facebook)

Jerseys do evento

Etapa 1
A 1ª Etapa com 90,2 Km, dia 15 de maio com partida de Ameixial às 16h e chegada a Loulé pelas 18h30. É uma etapa que se divide em duas partes, uma inicial de média montanha atravessando a serra do Caldeirão com dois prémios e uma segunda parte mais rolante com passagens por Vilamoura, Quarteira, Vele do Lobo, passagem inédita pela Quinta do Lago e regresso a Loulé fazendo a entrada na cidade pela mítica Ladeira do Rato (Av. Andrade Sousa).

 

Perfil da etapa 1

Etapa 2
A 2ª Etapa com 116,1 Km, dia 16 de maio com partida às 12h e chegada pelas 15h15, ambas em Loulé. Será a etapa rainha de montanha, que percorrerá a nossa serra com as tradicionais passagens pelo alto da Picota, Barranco do Velho (2x), Querença com a sua subida em paralelo, subida dos 10% da Tôr e uma aproximação a Loulé inédita.

Perfil da etapa 2

Etapa 2 Paracilcismo
Decorrerá também no dia 16 (domingo), a 2ª Prova da Taça de Portugal de Paraciclismo, que antes da partida da etapa de juniores, o pelotão da vertente mais resiliente do ciclismo nacional, realizará um circuito urbano com 3,7Km durante uma hora. (9h30 – 10h30)

Perfil da prova de Paraciclismo

A Meta da presente edição será na Av. Laginha Serafim.

Faça o download do desdobrável com os locais onde os ciclistas vão passar e algumas informações sobre as distancias e elevação de percurso

Download Cartaz 

Documentos para os atletas da prova

Regras COVID-19


Reportagens e resultados das etapas 

(Ao longo do evento)