You are currently viewing WFA 2023

WFA 2023

Em 2013, numa conjuntura de vontades e interesses, duas pessoas com trabalho em curso no interior do Algarve, mais precisamente na freguesia do Ameixial (Loulé), lançaram a ideia de realizar um festival de caminhadas à Câmara Municipal de Loulé e à Junta de Freguesia local,. O objecto era – e ainda é – o de revelar a riqueza natural e cultural deste território, contribuir para a dinamização da economia local, sensibilizar para a sua valorização sustentável, neste caso através do ecoturismo e do turismo cultural.

Entre os dias 28 e 30 de Abril celebram-se 10 anos do Festival de Caminhadas de Ameixial (WFA), Loulé – Algarve. O primeiro evento do género em Portugal teve em 2013 a sua estreia e o sucesso foi tal que desde então nunca mais parou (excepto nos anos da pandemia). O objectivo foi e continua a ser, o de promover o interior algarvio, seus valores naturais e culturais, numa abordagem de responsabilidade e sustentabilidade, e provar que esta região não está esquecida e nem resignada ao abandono. Os valores do património material e imaterial, a biodiversidade, a atividade humana e sua relação ancestral com a paisagem, são elementos enraizados na missão deste festival que desde o início procura ajudar a divulgar e a salvaguardar.

As caminhadas são, neste caso, o motivo e o argumento par essa estratégia, e são muitas as que têm sido realizadas ao longos destes anos e aquelas que vão ocorrer em 2023.

Este ano o WFA traz novidades. A primeira prende-se com a celebração de parceria com a Domo Camp Portugal (https://domo-camp.org/walking-festival-ameixial-pt), empresa especializada em Glamping, que irá disponibilizar tendas com glamour e muito conforto durante os dias do festival. Esta importante parceria pretende responder à falta de alojamento na aldeia para quem ali quiser pernoitar.

Outra novidade em 2023 vai ser a aposta internacional do festival. A sua página web está totalmente traduzida em inglês (https://wfameixial.qrer.pt/en/) e parcerias com operadores internacionais foram celebrados para atrair caminhantes de fora, estando já confirmados alguns grupos do Luxemburgo e dos Países Baixos.

(texto e informação cedidos pela organização)