BTT ALTE TRAIL
O mítico BTT ALTE e o ALTE TRAIL estão de volta, e em força, no dia 25 DE ABRIL, prometendo proporcionar aos participantes provas desafiantes, adrenalina, diversão e muita liberdade.
Numa organização conjunta da Escola Profissional de Alte, CIPRL e da Associação de Ciclismo do Algarve, o evento integra o Programa da Semana das Artes e Cultura de Alte, uma semana que, pela diversidade de atividades promovidas, atrai centenas de atletas e outros participantes oriundos de todo o país, que vêm descobrir o território e transformar a aldeia num espaço de animação, com muita música, gastronomia, artesanato da região, convívio, onde a FESTA DO BTT acontece.
Esta 23ª edição do BTT ALTE e 6ª edição do ALTE TRAIL decorrerá, na íntegra, no fantástico território do Geoparque Algarvensis, aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO, que em plena primavera estará no seu esplendor, e terá as seguintes classes, níveis e distâncias:

CLASSE COMPETIÇÃO:
– Taça de Portugal de Maratonas XCM – 84 Km

CLASSES LAZER:
– Clássico Passeio – 22 Km
– Meia Maratona – 41 Km
– Maratona curta – 69 Km
– Trail / Caminhada – 13 Km~

O ponto de partida e de chegada será na bonita Fonte Grande de Alte, junto de uma nascente de água permanente, que é uma zona de descarga de uma das maiores riquezas do Algarve, o aquífero subterrâneo Querença – Silves.
Na mesma data, e integrando o programa de atividades destinado aos acompanhantes e familiares dos atletas e à comunidade em geral, realizar-se-á um PERCURSO PEDESTRE com 5 km, guiado pelos alunos do Cursos Profissional de Técnico/a de Turismo da Escola Profissional Cândido Guerreiro.

Descubra a diversidade de um outro Algarve.
Mais informações em: www.bttalte.pt

XXVII Volta ao Concelho de Loulé – Juniores
A Volta ao Concelho de Loulé – Juniores, irá estar na estrada nos dias 14, 15 e 16 de abril de 2022, mantendo-se a coorganização entre a Câmara Municipal de Loulé, os clubes com ligação ao mundo velocipédico (Centro de Ciclismo de Loulé/Club BTT Terra de Loulé/Louletano Desportos Clube), a Associação de Ciclismo do Algarve e sob égide da Federação Portuguesa de Ciclismo.
A edição deste ano volta às datas habituais na Páscoa e ao formato com as 4 etapas, o contrarrelógio por equipas num circuito urbano e 3 etapas em linha que irão percorrer o concelho de Loulé da serra ao litoral passando por locais emblemáticos do ciclismo internacional, como o alto da Picota, do Barranco do Velho (2x), a subida em paralelo para Querença, as passagens pelas zonas luxosas de Vilamoura, Vale do Lobo, Quinta do Lago, Quarteira e a partida da 1 etapa no Ameixial a freguesia mais a norte do concelho.
Nesta edição continuam a marcar presença as principais equipas portuguesas assim como uma grande adesão das equipas espanholas, constituindo um pelotão de 26 equipas de 6 elementos num total de 156 ciclistas.
A Meta da presente edição será na Av. Laginha Serafim e o Parque de Equipas no parque de estacionamento da Cássima.

Acompanhe aqui toda a informação dísponivel sobre o evento

FESTIVAL DE CAMINHADAS DO AMEIXIAL
O Festival de Caminhadas do Ameixial (Walking Festival Ameixial – WFA) regressa à aldeia do Ameixial para mais quatro dias de caminhadas à descoberta da Serra do Caldeirão, dos seus valores e património natural e cultural.
Esta é já a 9ª edição deste evento, com identidade inspirada na Escrita do Sudoeste, que tem recolhido o interesse e carinho de muitos participantes entre o público nacional e internacional. Haverá um programa diversificado, entre as inúmeras caminhadas temáticas e dirigidas a diferentes públicos, actividades para famílias, workshops técnicos, alguns momentos de animação e convívio.
O Festival de Caminhadas do Ameixial – WFA é organizado pela Cooperativa QRER (www.qrer.pt), com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia do Ameixial, e integra o calendário Algarve Walking Season (AWS), promovido pela Cooperativa QRER em parceria com a Região de Turismo do Algarve, com o objectivo de afirmar o Algarve como uma região para caminhar todo o ano.
Para consultar o programa completo, obter mais informações ou realizar inscrição pode-se aceder a https://wfameixial.qrer.pt e também seguir as redes sociais do WFA, FB e Instagram.

Todas as atividadesVêr todas as atividades