Ultra Trilhos Rocha da Pena – 7ª Edição
Após uma paragem devida à pandemia, que ainda vivemos, dia 8 de agosto o UTRP – Ultra Trilhos Rocha da Pena regressa a Salir. A 7ª edição do UTRP será especial, e apesar de não haver publico e cumprindo fortes medidas de proteção sanitária, a organização pretende que os atletas não só sintam que estão a retornar a antiga normalidade mas que possam finalmente competir com toda a segurança e o mesmo desafio.
O UTRP – Ultra Trilhos Rocha da Pena desenvolve-se por zonas de extrema beleza natural e vasto património cultural e ambiental, nomeadamente na Área protegida da fonte da Benémola e da Paisagem Protegida Local da Rocha da Pena, que dá o nome ao evento, e o aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira.
O UTRP – Ultra Trilhos Rocha da Pena integra o circuito nacional de trail e o circuito nacional de ultra trail. O percurso de trail ultra é ainda uma prova do Campeonato Regional de Trail Ultra do Algarve (CRTALG) da Associação de Atletismo do Algarve. Todas as provas atribuem pontuação ITRA e será a primeira competição do algarve a ser qualificativa para o UTMB World Series.
O UTRP – Ultra Trilhos Rocha da Pena é organizado pela ATR – Associação Algarve Trail Running – com o apoio da Associação de Atletismo do Algarve (AAALG), da ACS – Associação Cultural de Salir e com o apoio institucional da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Salir e da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim.

 

Projeto andar, correr e pedalar
A 4ª atividade do projeto andar, correr e pedalar aponta agora para o interior algarvio, mais própriamente para o Parragil, aldeia pacata da freguesia de S. Sebastião bem no centro do barrocal algarvio, rodeada de montes onde se podem deslumbrar paisagens a 360º e podendo ainda avistar-se toda a vegetação típica e predominante na zona.
No que diz respeito às características dos percursos, para quem vai andar, correr ou pedalar, estas apresentam algumas diferenças:

1ª opção (andar e correr) AC4.1 – Vale telheiro – 6.88 KM

• Tipo de Percurso: Asfalto
• Dificuldade: Média / Baixa
• Início e términus: Junta de Freguesia de São Sebastião (Loulé)

2ª opção (andar e correr) AC4 – Parragil – 9,05 km

• Tipo de Percurso: Asfalto, terra batida (gravilha), entre muros e veredas
• Dificuldade: Alta
• Início e términus: Igreja da Boa Hora (Parragil)

Opção (Pedalar) P4 – Parragil – 25 km

• Tipo de Percurso: Asfalto, terra batida, entre muros e veredas
• Dificuldade: média (4 em 5)
• Início e términus: Igreja da Boa Hora (Parragil)

Veja aqui toda a informação sobre o projecto

 

Todas as atividadesVêr todas as atividades