propostasacp

 Andar, Correr, Pedalar

A Câmara Municipal de Loulé através da Divisão de Associativismo e Eventos Desportivos irá disponibilizar através de ficheiros GPX, percursos para Andar, Correr ou Pedalar, dependendo da condição física e gosto de cada um.  Estas propostas enquadram-se numa atividade de lazer acessível a todos, podendo ser realizada individualmente, em família ou pequenos grupos de amigos.

Devido à situação relacionada com a pandemia Covid-19, continuamos a apelar aos cuidados e normas emanadas pelas entidades competentes para a prática do exercício físico nomeadamente as da DGS.

Estes percursos serão realizados de forma autónoma, pelo que relembramos o respeito pelas normas de segurança, regras de trânsito e os cuidados ambientais. No caso da bicicleta recomenda-se o uso do capacete assim como não se esquecer em levar água suficiente e um KIT reparação SOS (Câmara de ar + bomba). Não fique parado! Mexa-se e Divirta-se em segurança.

Esta Semana

Para terminar este ciclo de propostas de percursos para Andar Correr Pedalar, voltamos à casa de partida e à cidade de Loulé, propondo 2 percursos. Um mais dedicado ao andar e correr, exigente QB levando o seu trajeto a pontos altos mas onde se
poderá deslumbrar com uma das vistas mais espetaculares sob a cidade tendo como horizonte toda a orla marítima do concelho. O outro percurso mais dedicado ao pedalar sendo também um desafio mais ambicioso para final de verão.

Conheça as características, nível e descrição dos percursos em baixo

Descrição e características dos Percursos BTT

TRANSALGIBRE – VERMELHO – 86Km D+1276 Dificuldade: Difícil (4 em 5) Início e Final: Estátua Engº Duarte Pacheco

Percurso em asfalto, estradão em terra e caminhos rurais entre muros “veredas”. Este percurso é talvez o mais icónico de todos os percursos cicláveis que se conhecem no concelho de Loulé, onde toda a comunidade BTTista o conhece e recomenda. O percurso desenrola-se praticamente todo ele ao longo das linhas de água que constituem as ribeiras: das Mercês; da Tôr; Algibre e Quarteira onde desagua na praia da Falésia. Daqui contorna a marina de Vilamoura seguindo por Quarteira até à fonte Santa onde faz o retorno a Loulé pela estrada antiga que ligava as duas cidades do concelho. As experiências ao longo do percurso são diversas e uma vez mais dignas de uma fotografia com o #loulecompromissocomodesporto, para mais tarde recordar.

Quarteira – Vale do Lobo – VERDE – 17,5Km D+156 Dificuldade: Fácil (2 em 5) Início e Final: Praça do Mar

Percurso em calçada, asfalto e terreno arenoso. Poder-se-á dizer que é um percurso de ida e volta tendo na sua parte inicial e final a marginal e o calçadão de Quarteira, percorrendo ainda as zonas da praia do Almargem, praia de Loulé Velho, passando ainda pelos arredores de Vale de Lobo.

Quarteira – Vale do Lobo – Qtº do Lago – AZUL – 37,4Km D+309 Dificuldade: Moderado (3 em 5) Início e Final: Praça do Mar

Percurso em calçada, asfalto e terreno arenoso. Percurso com a mesma dinâmica do verde e com inicio e final igual, mas desenrolando-se até ao limite do concelho e à fronteira com Faro. O percurso percorre toda a área de vale do Lobo e Quinta do Lago onde abundam os campos de golfe, isto no na trajeto de ida, fazendo o retorno na zona das salinas para iniciar o trajeto de volta mais colado à orla e onde se poderá desfrutar de paisagens verdadeiramente apaixonantes, onde entre muitos atrativos, realça-se a ponte de acesso à praia da Quinta do Lago ou até mesmo toda a zona à volta da praia do almargem entre o sapal e o pinhal.

Loulé Barrocal VERDE – 11,9Km D+158 Dificuldade: Fácil (2 em 5) Início e Final: Estátua Engº Duarte Pacheco

Percurso predominantemente em asfalto. Este percurso contorna praticamente toda a cidade de Loulé tendo a oportunidade de desfrutar de vistas sobre a cidade e de alguns caminhos rurais que embora asfaltados não perdem os seus traços naturais. É um percurso seguro mas que não deixa de ter alguns pontos desafiantes.

 Loulé Barrocal AZUL – 11,9Km D+158 Dificuldade: Moderado (3 em 5) Início e Final: Estátua Engº Duarte Pacheco

Percurso em asfalto, estradão em terra e caminhos rurais entre muros “veredas”. Este percurso desenrola-se para nascente da cidade onde na sua parte inicial se poderão percorrer caminhos rurais entre muros ancestrais repletos de história e misticismo, passando ainda por locais pitorescos. Poderá desfrutar de algumas vistas panorâmicas nomeadamente a do alto da Goldra com todo o seu esplendor. Para reabastecer e recuperar forças encontrará alguns estabelecimentos ao longo do percurso (Alfarrobeira,Torejão).

Volta do Barrocal VERMELHO – 41Km D+964 Dificuldade: Difícil (4 em 5) Início e Final: Estátua Engº Duarte Pacheco

Percurso em asfalto, estradão em terra e caminhos rurais entre muros “veredas”. Este percurso deriva do azul seguindo para norte do concelho onde os caminhos rurais entre muros continuam e as paisagens idílicas também, onde se poderá ver o mar e a serra, apreciando todo o seu esplendor. Atrativo será também a passagem pela calçada romana antes de chegar ao centro da aldeia de Querença onde poderá recuperar forças num dos estabelecimentos existentes. Saindo da aldeia ainda haverá oportunidade de passar pela magnífica Fonte da Benémola, onde a água cristalina corre todo o ano, Tôr, Vale Telheiro, Cruz da Assumada chegando a Loulé pelo serro de Stª Luzia deslumbrando-se com uma das melhores vistas sobre a cidade tendo como horizonte toda a orla marítima do concelho.

Quarteira / Vilamoura / Falésia – AZUL – 32,2 Km D+289 Dificuldade: Moderada (3 em 5) Início e final: Praça do Mar

Percurso em asfalto, ciclovia e estradão em terra. Este percurso deriva do percurso verde e terá o mesmo início e final. No entanto estende-se um pouco mais para norte de Vilamoura tendo depois oportunidade de percorrer grande parte do Parque Ambiental passando também perto do Centro Hípico. Tal como no percurso verde, o cheiro a mar e aos relvados dos Golfes é um dos fatores predominantes.

Quarteira / Vilamoura / Falésia – VERDE – 19,8 Km D+147 Dificuldade: fácil (2 em 5) Início e final: Praça do Mar

Percurso em asfalto, ciclovia e estradão em terra. Este percurso percorre no seu início toda a marginal e calçadão de Quarteira, invertendo depois o sentido onde irá percorrer grande parte da rede de ciclovias onde poderá circular com toda a segurança. Ainda antes de voltar ao ponto de partida terá oportunidade de passar perto da praia da falésia e Rocha baixinha. O cheiro a mar e aos relvados dos golfes é um dos fatores predominantes.

Loulé Litoral Verde – 13,8km D+218 Dificuldade: Fácil (2 em 5) – Início e final: Estátua Eng. Duarte Pacheco

Percurso em asfalto e estradão em terra, que se desenvolve para sul de Loulé, passando pela Ermida da Mãe Soberana no seu início tendo aqui o ponto mais alto do trajeto, ultrapassada esta dificuldade, poderá desfrutar dos belos estradões da zona do “Canil”.

Loulé Litoral Azul – 27,7Km D+512 Dificuldade: Moderada (3 em 5) – Início e final: Estátua Eng. Duarte Pacheco

Percurso em asfalto e estradão em terra, com o início igual ao percurso verde, alongando-se até mais a sul no sentido poente, passando pelos belos laranjais de Vale Judeu onde se poderá parar no Bar da Sociedade, recuperando forças para o resto do percurso que passa no sopé do serro de Cabeça de Câmara seguindo depois para Loulé, por agradáveis caminhos ancestrais entre muros.

Volta da Mãe Soberana – 50Km D+1100 Dificuldade: Difícil (4 em 5) – Início e final: Estátua Eng. Duarte Pacheco

Percurso em asfalto, estradão em terra e caminhos entre muros “veredas”, com início e final igual ao percurso azul, mas divergindo um pouco para norte onde se poderão percorrer veredas únicas assim como desfrutar de algumas vistas panorâmicas que deixam memórias ímpares, como o alto da Soalheira, alto da Picota e o alto dos Malhadais em Boliqueime. Para recuperar encontrar-se-á vários estabelecimentos rústicos, onde se poderá contactar diretamente com as tradições locais e recuperar forças.

Descrição e características dos Percursos Marcha e Corrida

Loulé – SANTA LUZIA (9,29 Km)

Descrição: O piso deste percurso é em asfalto, com 2 subidas acentuadas nos primeiros 2,5 Km e uma outra mais curta (100 mt) ao quilómetro 6.

Informamos que o percurso não se encontra fechado ao trânsito, desta forma solicitamos a todos os usuários que circulem com responsabilidade e respeitando o código da estrada.

Início términus: Parque municipal de Loulé

Dificuldade: Média/Alta

Ganho de elevação: 151 metros

Loulé – MÃE SOBERANA (5 Km)

Descrição: O piso deste percurso é em asfalto, calçada e maioritariamente circulável pelos passeios. A maior dificuldade será encontrada apenas na subida ao santuário da nossa Srª da Piedade (Mãe Soberana).

Informamos que o percurso não se encontra fechado ao trânsito, desta forma solicitamos a todos os usuários que circulem com responsabilidade e respeitando o código da estrada.

Início términus: Parque municipal de Loulé Dificuldade: Média/Baixa Ganho de elevação: 121 metros

Quarteira/Vilamoura – MARINA (5,62 Km)

Descrição:O piso deste percurso é em asfalto e calçada, sem subidas.

Informamos que o percurso não se encontra fechado ao trânsito, desta forma solicitamos a todos os usuários que circulem com responsabilidade e respeitando o código da estrada.

Início términus: Piscinas municipais de Quarteira

Dificuldade: Baixa

Ganho de elevação: 28 metros

Quarteira/Vilamoura – CICLOVIA (10,32 Km)

Descrição: O piso deste percurso é em asfalto e calçada, sem subidas.

Informamos que o percurso não se encontra fechado ao trânsito, desta forma solicitamos a todos os usuários que circulem com responsabilidade e respeitando o código da estrada.

Início términus: Piscinas municipais de Quarteira

Dificuldade: Baixa

Ganho de elevação: 83 metros

Loulé – PEDRAGOSA (8,18 Km)

Descrição: O piso deste percurso é misto em asfalto e terra batida, com algumas subidas não muito acentuadas. A maior dificuldade será encontrada entre os quilómetros 3,5 e 4.

Informamos que o percurso não se encontra fechado ao trânsito, desta forma solicitamos a todos os usuários que circulem com responsabilidade e respeitando o código da estrada.

Início términus: Parque municipal de Loulé

Dificuldade: Média/Baixa

Ganho de elevação: 167 metros

Quarteira/Vilamoura – CALÇADÃO (8,29 Km)

Descrição:O piso deste percurso é em asfalto e calçada, sem subidas.

Informamos que o percurso não se encontra fechado ao trânsito, desta forma solicitamos a todos os usuários que circulem com responsabilidade e respeitando o código da estrada.

Início términus: Piscinas municipais de Quarteira

Dificuldade: Baixa

Ganho de elevação: 69 metros