You are currently viewing Algarviana Ultra Trail

Algarviana Ultra Trail

A corrida mais extensa de Portugal está de volta de 30 a 3 de dezembro!
“O ALUT não se explica… sente-se!” Por isso, mais do que explicar o desenrolar deste evento, que já é incontornável na história do ultra endurance nacional, a sua organização, a cargo da Algarve Trail Running, convida todos os interessados, de 30 de novembro a 3 de dezembro, a sentir o ALUT.
Os atletas já responderam à chamada, e, numa sexta edição totalmente esgotada, mais uma vez, o Algarviana Ultra Trail parte para os desafiantes 308 km que ligam o interior do Algarve, na sua maioria pela Via Algarviana. Este ano o percurso volta ao seu sentido original de Alcoutim a Sagres, nesta que é a prova de trail continua mais extensa de Portugal. Serão 100 atletas de 9 nacionalidades diferentes e 4 equipas por estafetas que irão tentar cruzar o algarve nesta aventura única de descoberta.
Acompanhe a prova ao vivo em www.alut.pt
O sistema de acompanhamento dos atletas em direto que permite à organização manter a segurança, já que a prova não é marcada; e aos que estão a assistir ao evento saberem ao segundo onde estão os participantes. Assim, é mais fácil saber quando e em que local os atletas estão a passar. “Numa prova desta dimensão, o apoio aos participantes é fundamental, para que se mantenham motivados. Apesar do empenho da organização e dos voluntários, ter pessoas a assistir e a incentivar é uma mais-valia para todos. Por isso, a organização do ALUT convida todos os que puderem a vir passar o fim-de-semana ao Algarve e a apoiar estes bravos”.
A tarefa de apoiar, incentivar e animar os participantes do ALUT é facilitada pela organização, que disponibiliza, além do sistema de acompanhamento em direto, os locais de passagem dos atletas e os tempos estimados. “Desta forma, os acompanhantes dos atletas, mas também quem vem apenas assistir ao evento, pode realizar um programa próprio por terras algarvias e estar sempre no sítio certo à hora certa”, remata a organização.
A Via Algarviana, cuja gestão e manutenção é da responsabilidade da Associação Almargem, é uma Grande Rota Pedestre (GR13) que liga Alcoutim ao Cabo de São Vicente. Os cerca de 300 quilómetros do itinerário da GR13, na sua maioria instalados na Serra Algarvia, atravessam 9 concelhos do Algarve: Alcoutim, Castro Marim, Tavira, São Brás de Alportel, Loulé, Silves, Monchique, Lagos e Vila do Bispo.

Nota: Texto e imagem gentilmente cedidos pela organização do evento.