CENTRO CYCLIN´PORTUGAL

CENTRO CYCLIN´PORTUGAL

LOULÉ QUER ATRAIR TURISMO DESPORTIVO E DE LAZER

O concelho de Loulé vai ter em breve um Centro Cyclin´Portugal, iniciativa que nasce de uma parceria entre a Federação Portuguesa de Ciclismo e o Município.

Trata-se de uma rede de percursos que integrará 3 “portas”, ou seja, pontos de partida e chegada dos itinerários. A principal será em Loulé, e as outras em Alte e no Ameixial, perfazendo um total de 20 percursos e aproximadamente 900km cicláveis.

O incremento da utilização da bicicleta no turismo ativo de lazer, em contacto com a natureza, tem vindo a aumentar nos últimos anos. Neste contexto, o Município a trabalhar há já algum tempo na definição de uma rede de percursos cicláveis de acesso alargado e adequado à experiência e condição física/ técnica de cada ciclista/turista.

No entanto, esta rede foi idealizada e pensada para que a maioria dos seus percursos possam ser realizados também a andar ou correr, convergindo desta forma várias sinergias e perspetivando futuras parcerias, aumentando a oferta para atividade física informal do Município, associando o slogan: “Andar Correr Pedalar”.

A utilização de uma infraestrutura desta natureza enquadra-se numa dinâmica familiar e de amigos, quer seja individualmente ou pequenos grupos, no âmbito do ciclismo de recreio e lazer, onde se proporcionará uma aventura levando os utilizadores/ visitantes a percorrer todo o território do Litoral à Serra, passando pelo magnífico Barrocal, descobrindo as belezas naturais, os pontos mais emblemáticos, históricos e patrimoniais do concelho.

“O Centro Cyclin´Portugal Loulé será inequivocamente uma excelente forma de promover e atrair mais pessoas a visitar o território e posicionar Loulé num destino credível neste setor do turismo. Temos um interior magnífico, ainda pouco conhecido, mas queremos apostar em alternativas ao ‘sol e praia’ e acreditamos que aliar as potencialidades naturais e patrimoniais à atividade desportiva e de lazer poderá ser um passo importante na promoção turística do concelho, bem como na sua diversificação”, sublinha o autarca de Loulé, Vítor Aleixo.

Refira-se que o levantamento prévio de toda a rede de percursos já foi realizado, bem como a auditoria inicial por parte da UVP/FPC, cumprindo os requisitos necessário. Neste momento está a proceder-se à marcação física e permanente, com a colocação de poste e sinalética específica nos locais. O projeto será ainda sujeito a uma auditoria final para designação e numeração dos percursos e consequentemente atribuição do certificado de homologação e respetivo selo.

CML/GAP /RP