Festival de Caminhadas de Ameixial

Festival de Caminhadas de Ameixial

O 8º Festival de Caminhadas de Ameixial (Loulé, Algarve) regressa nos dias 8 e 9 de Maio de 2021 para nos revelar a riqueza natural e cultural da serra do Caldeirão. Com a devida segurança foram abertas as inscrições para as 18 caminhadas a realizar nesses dias e outros aspectos do evento.
Pela primeira vez, o Walking Festival Ameixial decorre fora da sua data normal (último fim-de-semana de Abril), devido a circunstâncias impostas pela COVID19. O programa contempla no dia 7 de Maio uma conversa on-line sobre “Ameixial, Hoje e Amanhã”, na qual se procurará trocar ideias construtivas e positivas sobre o desenvolvimento sustentado desse território. A conversa contará com a participação de ameixeilenses, especialistas, participantes de anteriores edições do festival de caminhadas e outros convidados. O evento é aberto a todos e será transmitido em directo via redes sociais.
Já as caminhadas regulares, temáticas e familiares, foram divididas pelos dias 8 e 9 de Maio. Com distâncias entre os 4 e os 23km vão andar pelos percursos pedestres sinalizados ou serem realizadas por guias da região, da International Federation of Popular Sports (IVV), ou por quem nos pode explicar mais sobre a arqueologia da escrita do Sudoeste e da Pré-história, mas também sobre a geologia da serra, o mundo dos insectos e dos bichos, o património à volta da aldeia.
A participação no Walking Festival Ameixial tem um custo de 5€ (um dia) e 10€ (para os dois dias). Todas as caminhadas vão ter início às 9h30 em locais pré-determinados (de forma a evitar ajuntamentos entre os participantes e na aldeia). Há a opção de reservar para cada dia uma merenda repleta de inesquecíveis sabores serranos. Esta opção visa dar um pequeno contributo à economia local, uma vez que nesta edição não irão realizar-se convívios, jantares ou momentos musicais na aldeia, de modo a evitar qualquer situação de risco sanitário.
No âmbito da edição deste ano também se promoveu uma restruturação da página de internet dedicada ao Walking Festival Ameixial. Pretendeu-se assim, por um lado, ajudar o visitante a conhecer os valores naturais e culturais da freguesia do Ameixial, mas também revelar todo o trabalho que tem sido feito no âmbito da organização deste Festival. Contributos como a sensibilização ambiental e cultural, a implementação de equipamentos de apoio às caminhadas, a criação de património artístico a partir do património arqueológico, a recuperação de património etnográfico e saberes imateriais, a reflorestação de alguns espaços, entre outros contributos.
O 8º Festival de Caminhadas de Ameixial é uma iniciativa promovida pela QRER – Cooperativa de Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, com organização da Proactivetur, do Projecto ESTELA, da Câmara Municipal de Loulé e da Região de Turismo do Algarve, com o apoio da Junta de Freguesia do Ameixial, do Museu Municipal de Loulé, da ANA Aeroportos, entre muitos outros.
Mais informações: http://wfameixial.qrer.pt/