A 8ª edição do UTRP – Ultra Trilhos Rocha da Pena está de regresso no dia 7 de Agosto. Nesta edição houve uma grande alteração dos percursos que irão percorrer os trilhos de Benafim, Alte e Salir, explorando toda a área protegida da Rocha da Pena e sua envolvente. Excecionalmente, as partidas do Trail curto e do Trail longo irão decorrer na Quinta do Freixo, mas nenhuma dos percursos irá fugir à afamada “subida da morte”. Será uma nova experiência para todos os que já participaram neste evento e uma grande descoberta para quem se vem desafiar pela primeira vez neste que foi o primeiro evento de Ultra Trail no Algarve. Uma edição “refrescada” mas não fresca.
O UTRP – Ultra Trilhos Rocha da Pena desenvolve-se por zonas de extrema beleza natural e vasto património cultural e ambiental, nomeadamente na Área protegida da fonte da Benémola e da Paisagem Protegida Local da Rocha da Pena, que dá o nome ao evento, e o aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira.
O UTRP – Ultra Trilhos Rocha da Pena integra o circuito nacional de trail e o circuito nacional de ultra trail. O percurso de trail longo é ainda uma prova do Circuito Regional de Trail do Algarve da Associação de Atletismo do Algarve. Todas as provas atribuem pontuação ITRA e são provas qualificativa para o UTMB World Series.
O UTRP – Ultra Trilhos Rocha da Pena é organizado pela ATR – Associação Algarve Trail Running – com o apoio da ACS – Associação Cultural de Salir, da Associação de Atletismo do Algarve (AAALG) e com o apoio institucional da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Salir, da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim e da Junta de Freguesia de Alte.